Olá, Leitores! Hoje trago a resenha da baixa fantasia nacional "A Herdeira", da Katerine Grinaldi, lançado pela editora Sinna. Seres, bruxaria e suspense se encontram em um universo em que nada é o que aparenta. Confiram meus comentários abaixo :)

Nome: A Herdeira (#1)
Autora: Katerine Grinaldi
Ano: 2017
Páginas: 238
Editora: Sinna
Gênero: Fantasia, Romance, YA
Onde EncontrarSkoob
Classificação★★★★☆  (3,7/5,0)
Sinopse: Criada em um pequeno bairro chamado Forecast, Kate West nunca foi uma garota exatamente normal. Determinada, com segredos e um medo absurdo de se apaixonar, ela conseguia viver bem tendo apenas relacionamentos passageiros, os quais chama de R.A., mas a sua vida está prestes a mudar quando sua avó, já falecida há quatorze anos, lhe envia uma mensagem. “Sua herança vai chegar. Aceite a mudança quando 21 primaveras completar”. Curiosa, Kate tentará descobrir o que precisa aceitar, porém uma herança nem sempre é o que se imagina. Em meio a rotina da faculdade, a chegada de um novo aluno e o misterioso homem de olhos azuis que sempre a salva nos pesadelos, Kate terá que lidar com os perigos que surgirão no caminho. 

Kate Mosse tem um foco em sua vida: a normalidade. Pode parecer simples, mas é um grande desafio para ela alcança-la; visões, fantasmas e outros eventos paranormais colocam sua vida no extremo oposto disso. Mas, mesmo com tantos obstáculos, Kate não deixa sua vida parar: com 20 anos e cursando medicina, tudo aponta para um futuro estável e livre de problemas.

Isso, pelo menos, até a morte de sua avó perto de seu aniversário de 21 anos. A partir dessa data, Kate vê a tão sonhada normalidade ser cada vez mais afastada por pesadelos e acontecimentos estranhos. Mentiras obstruem seu caminho para a verdade, fazendo-a lutar para descobrir coisas que a levam direto para o passado da própria família. 


Confesso que demorei um pouco para ser convencido pelo universo criado pela autora, e um dos principais motivos disso foi a falta de direção do enredo. Se no começo a protagonista parecia uma jovem assustada com os estranhos sonhos que a perturbavam noite pós noite, algumas páginas á frente descobrimos que ela já está acostumada com coisas estranhas e dons sobrenaturais. Isso, combinado de algumas coisas jogadas aleatoriamente em momentos inoportunos, me fizeram demorar para engajar na leitura. A sensação de não pisar em território firme, de que a autora não planejara nada durante a escrita, dominou toda a primeira metade da obra, chegando inclusive a aparecer vez ou outra até o final. 


E, se esse foi um dos dois grandes motivos que me impediram de apreciar a leitura completamente, o outro foi a descrição dos cenários. A narrativa da autora me surpreendeu bastante; sua continuidade e fluidez é ótima, assim como seus diálogos são naturais e críveis. Mas, nas horas em que os cenários eram descritos, senti certa confusão. Em uma página a protagonista está na praia, e, na seguinte, olhando a casa do ex-namorado pela janela de seu quarto. Isso seria totalmente normal, se tal casa tivesse sido mencionada antes. Talvez o fato nem tenha sido falha ao descrever os cenários, mas sim na hora de dar detalhes que fazem toda a diferença para o leitor


Mas, calma! Sei que só listei defeitos até agora, mas houveram muitas coisas boas que me prenderam durante a leitura. Uma delas foi o modo como a autora mesclou as tradições bruxas na família da protagonista. Não acredito que ela tenha chegado ao ponto de usar alguma mitologia - as bruxas de A Herdeira são o que já estamos acostumados a ver em todo canto, mas Katerine as usou direito, tirando algo extraordinário do básico


E eu sei que já falei disso lá em cima, mas preciso ressaltar o dom da autora na escrita. Desde o inicio notei a boa escolha de palavras, o que resultou em uma fluidez sem igual. Eu podia estar em uma parte que não estava me agradando, mas corri os olhos pelas páginas como se estivesse amando. Isso me faz colocar os outros livros da autora na lista de leitura sem nem pensar. 


Comentário Geral: Não comecei "A Herdeira" com expectativas, e ele não me surpreendeu. Mas, de um jeito estranho, mesmo com erros que me incomodaram demais em outros livros, me vi chegando ao final louco para ler a continuação. Talvez eu deva isso á autora, que usou as palavras que tinha ao seu alcance com maestria, mostrando que seu talento vai além. Ah, e, se um dia a autora resolver investir em romances adultos usando a mitologia desse livro como plano de fundo, irei correndo atrás para ler. Não imagino o que essa mulher pode fazer fora dos limites do público alvo de A Herdeira. Recomendo! 


E-book cedido pela editora para resenha.

21 Comentários

  1. Oi, Fábio! Obrigada pela resenha! Fico contente que, apesar dos pontos negativos citados, tenha sido agradável a leitura e tenha lhe despertado a vontade de continuar lendo a Saga. Espero que A Maldição Gricem possa melhorar estes quesitos. Agradeço muito pelo carinho com meu trabalho, senti-me lisonjeada pelos elogios à minha escrita. Caso goste de romance/literatura feminina, tenho um que será lançado em breve. É sobre relacionamento abusivo e chama-se Na Mesma Página. Realmente quanto a descrever os cenários, é algo que não pretendo mudar ou me aprofundar, pois é algo que como leitora não curto. Gosto do básico, aquele cenário detalhado, mas que me permite imaginar sozinha a cena, por isso opto por não escrever diferente do meu gosto neste sentido, mas conheço muitas pessoas que preferem mais descrições. Sobre planejar a escrita, escrevo a Saga desde 2009, tendo reescrito cada volume várias vezes de modo a lapidá-los para que a história chegasse exatamente aonde eu queria, sinto que tenha passado outra impressão. Gostaria, se possível, de conversar com você para saber mais sobre as críticas para que eu possa estudá-las e melhorar sempre a minha escrita. Sempre anoto todos estes detalhes para evoluir. De qualquer maneira, preciso dizer que fiquei mesmo muito feliz com os elogios. Obrigada pelo carinho <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Katerine!
      Nossa, muito obrigado por compartilhar esses detalhes de como você foi lapidando a história. Irei ler o segundo com outros olhos, prestando atenção nesses detalhes!
      Sobre os cenários, fiquei confuso em alguns momentos, mas entendo o seu gosto! Eu mesmo gosto de bastante descrição, então por isso fiquei meio perdido haha
      Ansioso para ler Gricem! Espero gostar ainda mais <3
      Obrigado pelo feedback! Abraço

      Excluir
  2. Eu adorei e e bom ler a saga completa ne.Sou uma paixona pela leitura amo ler e escrever ,amei sua resenha vou comprar o livro pra ler abraços.

    _https://mundodaveeh.wordpress.com/.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se interessou! Espero que goste da leitura <3 Abraço!

      Excluir
  3. Ainda não conhecia o livro mas achei muito interessante a história, histórias que envolve bruxas são ótimas. Achei a capa linda, o livro é cheio de suspenses,revelações, gostei muito da indicação do livro, mesmo que o livro não tenha te surpreendido, gostei da sua opinião e fiquei bastante curiosa pra saber o final da história, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro que indico! Espero que possa ler e se aventurar como eu fiz :D Abraço!

      Excluir
  4. Não conhecia o livro, mas pela sinopse fiquei logo cativada para o ler e depois quando dizes que a maestria do uso das palavras foi o ponto mais forte para te cativar a ler fiquei ainda com uma maior vontade de experimentar!
    Beijinhos,

    A Maiazita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! A escrita da autora é ótima, super recomendo :D

      Excluir
  5. Não conhecia este livro, geralmente quando leio é mais livros sobre ciência e/ou história.
    Achei interessante e gostei da maneira como descreveste :)

    www.trendsandfashionblog.pt

    ResponderExcluir
  6. Heey! Nao sou muito fã de livros de fantasia/romance, confesso que me chamou um pouco atenção. Vou add ele la no skoob. Parabéns pela resenha muito bem feita.
    A B R A Ç O S .

    ResponderExcluir
  7. Oi,Adoro livros assim com esse tema fantasia e romance,e o meu preferido para ler,e esse achei muito interessante ainda não li,estou louca para ler depois de ver sua resenha,a capa é linda,vou procura já.beijinhos.

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente eu gosto de livros de fantasia e romance...
    Eu gostei bastante da história, embora tenha alguns pontos negativos...
    Eu sou muito detalhista! Rsrsrs
    Mas pela história com certeza eu ia lêr 😀

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha mas confesso que as partes boas continuam bem mais tempo em nossa mente! Espero que leia :D Abraço!

      Excluir
  9. Realmente lamento pela sua experiência de leitura negativa. É complicado apreciar o fluxo, por mais bem escrito que seja, quando carece de atenção aos detalhes (tal como você menciona). Essa sensação é comum em diversas obras e você desconcentra completamente. Apesar de tudo, ainda bem que conseguiu terminar o livro para avaliá-lo como um todo, fiquei interessada em ler por essa abordagem à temática. Acho que o truque é ler sempre sem expectativas, assim nunca desilude por completo, hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo completamente, Sara! Ler sem expectativas é uma coisa que procuro sempre fazer. Por mais que algumas obras sejam realmente boas, as vezes idealizamos tanto que fica impossível qualquer autor fazer tal coisa :/

      Excluir
  10. Poxa que capa maravilhosa, e horrivel ler livros com erros ne? Mas vamos pensar que todos livros tem ponto negativo... Mas boa sorte com a continuação

    ResponderExcluir
  11. Oi Fabio! Tudo bem?

    Parabéns pela sinceridade na resenha, você citou pontos importantes para o amadurecimento tanto do livro, quanto da autora e isso é muito legal! Apesar de ter sido uma leitura com seus pontos altos e baixo, podemos notar que tem atrativos bem interessantes e talvez apenas precise mesmo de uma remodelagem na história, acredito que esse talvez tenha sido o primeiro livro da autora, não é? Caso for, talvez futuramente ela possa trabalhar esses pontos que você ressaltou em uma nova edição, pois quanto mais experiente o autor, melhor o livro fica no final, mas ainda sim com certeza me instigou a ler, tenho esse e-book no Kindle e agora fiquei curiosa pois gosto de enredos com bruxas e temas sobrenaturais!

    Enfim, ótima resenha! <3

    Abraços.

    https://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir