Depois de vários meses de espera, finalmente estamos na véspera da Black Friday! Se, assim como eu, você guardou dinheiro durante o ano todo especificamente para a BF desse ano, deixarei algumas dicas de como se dar bem sem cair nas várias armadilhas já costumeiras das lojas brasileiras. E, se você não sabe nem o que é a Black Friday e caiu de paraquedas nesse post, vou deixar um breve resumo. Bora?


  O que é a Black Friday?
 Culturalmente, principalmente nos estados unidos, a Black Friday é tida como recompensa pelo Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças), que acontece no dia anterior ao evento. A data (ultima sexta-feira de novembro) marca o inicio do comércio natalício, mas as promoções não se resumem á artigos natalinos - muito pelo contrário. Durante essas 24 horas, as maiores lojas reduzem os preços de seus produtos em até 90%, fazendo com que seu fluxo econômico cresça astronomicamente. 

 Como já estamos acostumados, a Black Friday chega com muitas mudanças ao Brasil. A primeira é a desvalorização da própria; o que era para ser tido como evento sério, cultural, acabou virando mais uma data onde as lojas tentam a todo custo enganar os consumidores com descontos que, na verdade, só acrescentam ao preço. Mas, como se dar bem nesse campo minado? Deixarei abaixo algumas dicas que me ajudaram a encontrar promoções verdadeiras no meio de tantas enganações.

 Acesse e acompanhe as melhores ofertas dessa Black Friday!

DICAS

 1. Não se restrinja ás lojas online.
 Sim, estamos acostumados á conseguir livros mais baratos em lojas online com Submarino, Americanas, Amazon e Saraiva - isso porque os custos dos produtos aumentam em consequência de taxas, aluguéis e etc. Mas, principalmente na Black Friday, empresas como a Saraiva e Americanas SEMPRE investem mais nas lojas físicas. Um bom exemplo é a onda de promoções que já estão rolando nas Saraivas de todo o brasil - livros que custam 39,90 estão saindo por, no máximo, 19,90. A Americanas também já informou que irá dar 40% de desconto sobre o valor da etiqueta em todos os produtos de alguns setores (Livros, CDs e DVDs). 
 Ah, e também não podemos esquecer dos supermercados! Extra, Casas Bahia e Coop sempre colocam todo o estoque de livros em promoção. Esse ano, antecipando, a Coop da minha cidade já colocou diversos livros á 9,90 - incluindo lançamentos como "Prisão do Rei", da Victoria Aveyard, e obras de autoras como Jojo Moyes e Nora Roberts.

2. Use e abuse dos sites que comparam os preços. 
 A tarefa de vigilar os preços não é fácil - mas, felizmente, temos ferramentas que nos ajudam na hora de verificar a veracidade das "promoções" online. O que mais uso é o Zoom - ele sempre atualiza instantaneamente os preços, além de exibir o histórico de preços dos produtos e disponibilizar a criação de "alertas" para quando os preços chegarem na sua meta. Outros sites também são bastante utilizados para tal, como o Buscapé e o Bondfaro. Recomendo que criem conta no zoom e coloquem alerta para todos os seus livros desejados. Se o preço cair, você será notificado imediatamente. 

3. Não foque somente em seus desejados. 
 Uma das lições mais valiosas que aprendi durante as BF's passadas foi, sem dúvidas, a de não ficar somente nos seus desejados. Dando uma garimpada rápida nos sites, principalmente na americanas, consegui adquirir várias obras maravilhosas por menos de 5,00.

4. A arte do "Menor para Maior"
 Se você pegou a dica 3, essa aqui vai ser de grande utilidade. Ela é bem simples; nos sites, coloque a seção de livros em geral e em "classificação" marque a opção que ira mostrar os livros de menor preço primeiro. Acredite, isso é MUITO útil pra pegar aquelas promoções malucas que acontecem uma vez na vida. Harry Potter, Percy Jackson, Legend, House of Night e Cinquenta tons de Cinza são apenas algumas obras que já entraram nesse tipo de promoção, saindo por menos de 4,00 cada volume.

5. Guarde um pouco para depois.
 E, por último, vai talvez a dica mais valiosa: Não gaste tudo na Black Friday. Nas semanas que procedem o dia, algumas lojas costumam colocar em liquidação tudo aquilo que ficou encalhado durante o ano anterior. Muitas vezes, essas promoções compensam mais que a própria BF! Então já sabe, né? Não deixe a animação tomar conta e analise tudo com a maior clareza possível. Na segunda após a BF, conhecida como Cyber Monday, vários produtos entram em promoções tão boas quanto. Então, se um livro que você deseja não teve desconto considerável nessa BF, as chances do preço dele cair nos dias seguintes são grandes. 


E essas são as principais dicas que dou para quem vai aproveitar a Black Friday! E você, tem alguma que não está listada nesse post? Comente! Vamos trocar experiências para que cada um consiga o que quer amanhã :D 


Um Comentário